Hospital de R. do Jacuípe realiza primeira cirurgia com “Arco Cirúrgico”
Foi realizada na manhã desta terça-feira,17, no Hospital Municipal gerido pelo Instituto de Saúde e Assistência Social (ISAS) em R. do Jacuípe, a primeira cirurgia ortopédica utilizando o “arco cirúrgico”. O novo equipamento é uma espécie de raios-X no qual é possível produzir imagens em tempo real com até milhares de tons cinza através de geração de imagens digitais. São normalmente utilizados em cirurgias em geral, urologia, ortopedia, vasculares, implantes de marca passos entre outros procedimentos.
O equipamento foi conquistado através do empenho do prefeito Zé Filho (PSD) que junto ao Deputado Afonso Florence (PT) alocou uma emenda parlamentar de mais de 270 mil reais para compra do novo equipamento.
Através de um vídeo publicado nas redes sociais, o prefeito Zé Filho aparece na sala de cirurgia, e relata sobre o primeiro ato cirúrgico com o novo equipamento. ” Estamos aqui participando da primeira cirurgia, ao lado de de toda equipe. Só tenho agradecer a Deus por mais uma conquista, é um orgulho para todos nós termos um equipamento tão importante com o arco cirúrgico”, relata.
A primeira cirurgia com o “arco cirúrgico foi realizada pelo médico” André Gomes e apoio da enfermeira Cleidiane Araújo e a técnica Francisca de Fátima. O paciente a realizar o primeiro procedimento cirúrgico com o arco foi um homem de 34 anos, natural de Feira de Santana, ele deu entrada na unidade com fratura no tornozelo.
De acordo com a enfermeira Cleidiane, o procedimento foi um sucesso, o paciente está bem e o aparelho é de ultima geração. “Além de Riachão, apenas Feira de Santana em dois hospitais tem esse tipo de “arco cirúrgico” então hoje somos uma referência pela qualidade do serviço oferecido”, ressalta.
A enfermeira ainda conta, que além do rapaz que operou o tornozelo, mais nove pacientes passariam por procedimentos cirúrgicos no mesmo dia.
Com isso a cidade de Riachão do Jacuípe, regionaliza os atendimentos cirúrgicos, após a modernização Unidade Hospitalar.