Ministro do STF anula todas as condenações contra Lula na Lava Jato e ex-presidente volta a ser elegível

129

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF) anulou todas as condenações contra Luiz Inácio Lula da Silva pela Justiça Federal no Paraná relacionadas a Operação Lava Jato. Dessa forma, o ex-presidente se torna novamente elegível e recupera seus direitos políticos.

A decisão do ministro diz que a Justiça Federal do Paraná falhou nos processos relacionados ao triplex do Guarujá, do sítio de Atibaia e do Instituto Lula.

“Com a decisão, foram declaradas nulas todas as decisões proferidas pela 13ª Vara Federal de Curitiba e determinada a remessa dos respectivos autos para à Seção Judiciária do Distrito Federal”, diz o texto divulgado pelo gabinete do Ministro.

“Embora a questão da competência já tenha sido suscitada indiretamente, é a primeira vez que o argumento reúne condições processuais de ser examinado, diante do aprofundamento e aperfeiçoamento da matéria pelo Supremo Tribunal Federal”, completa ainda.

Os processos agora devem ser analisados pela Justiça Federal do Distrito Federal. Que pode ou não validar as condenações. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.