Datafolha: Com 51% de rejeição, Bolsonaro tem pior avaliação desde início do mandato

126

Com 51% de rejeição, o presidente Jair Bolsonaro tem a sua pior avaliação desde que assumiu o Palácio do Planalto, em uma série de 13 pesquisas realizadas pelo Datafolha. O último levantamento foi realizado presencialmente entre os dias 7 e 8 de julho, com 2.074 pessoas acima de 16 anos entrevistadas em 146 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou menos.

Na pesquisa anterior, realizada em 11 e 12 de maio, o governo foi avaliado como ruim ou péssimo por 45% dos ouvidos. Aqueles que consideram o governo regular caíram de 30% para 24%, em comparação com o levantamento de maio.

Desde a volta das eleições diretas, em 1989, Bolsonaro segue como o segundo pior presidente a esta altura de um primeiro mandato. Ele só ganha para Fernando Collor, que em meados de 1992 já enfrentava a tempestade do impeachment que o levou à renúncia. Àquela altura, o então presidente tinha 68% de ruim/péssimo, 21% de regular e apenas 9% de ótimo/bom.

Outros presidentes já tiveram índices de rejeição maiores, como José Sarney e Michel Temer, mas eles não entram na comparação, porque não foram eleitos de forma direta como cabeças de chapa a um primeiro mandato.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.