Lula amplia vantagem sobre Bolsonaro no 2º turno, diz pesquisa
A mais recente pesquisa da PoderData sobre as intenções de votos para a eleição presidencial deste ano mostrou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ampliou sua vantagem no segundo turno em relação ao presidente Jair Bolsonaro (PL) em sete pontos percentuais.© Ricardo Stuckert/DivulgaçãoPesquisa mostra Lula com 17 pontos percentuais a frente de Bolsonaro no segundo turno.
De acordo com a PoderData, Lula tem uma vantagem de 17 pontos percentuais sobre Bolsonaro, com o petista somando 52% das intenções de voto – era 50% no último levantamento. Já Bolsonaro tem 35% da preferência do eleitorado, sendo que na última pesquisa realizada era 40%.
Esta é a maior vantagem entre os dois no segundo turno desde janeiro deste ano, quando Lula tinha uma vantagem de 22 pontos, de acordo com a Poder Data.
Primeiro Turno
Em relação ao primeiro turno, Lula tem hoje 44% das intenções de voto, enquanto que o Bolsonaro aparece com 34%. Numa comparação com a pesquisa anterior, o petista oscilou um ponto para cima, enquanto que o presidente, um ponto para baixo.
Ciro Gomes (PDT) manteve 6% dos votos, com André Janones (Avante) com 2%. Simone Tebet (MDB), Luciano Bivar (União Brasil) e José Maria Eymael (DC) tiveram 1% cada.
A pesquisa ouviu 3 mil eleitores por telefone entre os dias 19 e 21 de junho. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos e o levantamento está registrado na Justiça Eleitoral com o número 07003/2022.