A 6 dias do 2º turno, vantagem de Lula varia de 2,6 a 8 pontos
A vantagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre Jair Bolsonaro(PL) nas pesquisas de intenção de voto varia de 2,6 p.p. a 8 p.p.. O 2º turno será realizado em 30 de outubro.
A maior distância foi registrada pela pesquisa Ipec (ex-Ibope), realizada de 15 a 17 de outubro de 2022. No levantamento, o petista tem 54%, enquanto Bolsonaro registra 46% dos votos válidos.
Já o Paraná Pesquisas, que capta a menor vantagem entre ambos, indica empate técnico. O ex-presidente aparece com 51,3%, enquanto o atual chefe do Executivo tem 48,7%.
A pesquisa PoderData, realizada de 16 a 18 de outubro, mostra o ex-presidente liderando a disputa com 52% dos votos válidos na sucessão presidencial. Bolsonaro tem 48%. Os mesmos números foram registrados pelo último levantamento Datafolha.
As últimas pesquisas Quaest e Ipespe registraram a mesma porcentagem para os candidatos: 53% para o petista e 47% para o atual presidente.A 7 dias do 2º turno, vantagem de Lula varia de 2,6 a 8 pontos© Fornecido por Poder360
O PoderData tem a maior frequência no atual ciclo eleitoral. Vinha sendo realizada desde 2021 a cada 15 dias. Em 2022, desde o final de agosto, passou a ser semanal.
“Isso é muito importante porque dessa forma temos uma curva consistente de resultados, que permite visualizar eventuais distorções que às vezes ocorrem em qualquer pesquisa. O importante é a trajetória da curva e não um resultado isolado. E a série histórica do PoderData é a mais completa entre todos os levantamentos de intenção de voto no Brasil”, diz o cientista político Rodolfo Costa Pinto, 31 anos, coordenador do PoderData.
Para entender como é realizada a pesquisa PoderData, clique aqui.
O Poder360 compilou as últimas pesquisas registradas no TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Foram considerados os estudos com metodologias confiáveis e das quais foi possível verificar a origem das informações, com íntegras disponíveis.
REGISTRO DAS PESQUISAS
Os levantamentos citados nesta reportagem estão registrados na Justiça Eleitoral. A lista a seguir identifica as pesquisas e dados de suas metodologias: empresa, entrevistas, margem de erro, intervalo de confiança, data e registro no TSE