DNA de homem condenado por violência sexual e homicídio é encontrado em quatro vítimas de violência na Bahia
O banco de Perfis Genéticos Criminal, mantido pela Polícia Técnica da Bahia, relacionou o perfil de um homem condenado por violência sexual e homicídio a outros quatro casos do mesmo crime no município de Juazeiro, no norte da Bahia.
O resultado indica a possibilidade dele ser o autor dessas outras quatro ocorrências, já que o seu DNA foi encontrado nas vítimas.
O homem cumpre pena no Complexo Penal de Juazeiro, onde foi coletado seu perfil genético em 2021. Após buscas, foi possível relacionar a outros quatro perfis coletados em vítimas de crimes sexuais e homicídio da região, que não possuíam autor identificado.
As amostras das vítimas foram coletadas nos anos de 2014, 2018 e 2020 e comparadas com outros vestígios e com os perfis dos presos condenados. A polícia não detalhou como ocorreram os crimes que o preso foi relacionado.
Além dos casos de presos condenados, a lei permite também a coleta em suspeitos na fase de inquérito, caso o delegado realize a solicitação de autorização judicial com base em evidências que possam apontar a participação do suspeito.
O Banco de Perfis Genéticos Criminal da Polícia Técnica da Bahia conta com mais de quatro mil e quinhentos perfis cadastrados, e já apresentou 90 coincidências que auxiliaram na investigação de 112 crimes.