Amigos pescam pirarucu com 1,5 metro e mais de 65 kg em Santaluz: “Esse nos surpreendeu”
O vaqueiro Florisvaldo de Oliveira Lima Júnior e dois amigos dele pescaram um peixe da espécie pirarucu, com 1,5 metro e mais de 65 quilos, em uma lagoa que fica na área de uma fazenda próximo ao povoado Boa Esperança, em Santaluz, região sisaleira da Bahia, na última segunda-feira (31).
Júnior Lima, como o jovem de 29 anos é conhecido, brincou e detalhou que o animal foi fisgado depois de mais de três horas de tentativas.
“A gente começou a tentar pegar 10h e veio conseguir uma e meia da tarde. A gente via as remadas, batia muito forte, parecendo que tinha era um boi na água”.
Ele contou que cria outros peixes na lagoa, mas nunca tinha visto um tão grande.
“A gente já vinha tentando pegar há uns três anos, e quando foi hoje conseguimos capturar, devido a água da lagoa tá pouca. O maior que a gente já tinha pegado pesava cerca de seis quilos e meio, e esse nos surpreendeu. Tratado, deu mais de 61 quilos, e sem tratar passou dos 65 quilos. Acredito que nunca foi visto desse tamanho em Santaluz, nem aqui por perto”, afirmou.
Júnior revelou o que planeja fazer com o ‘peixe gigante’.
“Vamos juntar com amigos e convidados para assar inteiro e comer aqui na fazenda. Vou fazer uma festa no dia”, garantiu.
Considerado um dos maiores peixes de água doce do planeta, o pirarucu é nativo da Amazônia. Quando adulto, costuma medir de dois a três metros e chegar a até 250 quilos. Segundo o WWF-Brasil, a espécie vive em lagos e rios menores, de águas claras, com temperaturas que variam de 24° a 37°C.
N S