CIS: Estado vai liderar requalificação do Centro Industrial do Subaé com setores produtivos
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) vai liderar a requalificação do Centro Industrial Subaé (CIS), em Feira de Santana.
O anúncio foi feito pelo governador Jerônimo Rodrigues, em reunião com os setores produtivos da cidade, na última segunda-feira (2). Na ocasião, foram discutidas questões prioritárias para o desenvolvimento da região como a acomodação do comércio local, a requalificação do terminal rodoviário, a consolidação e ampliação do aeroporto João Durval, a integração com o setor universitário, além da recuperação do CIS.
Apresentada ao Governo do Estado no mês de maio, a restruturação do Centro Industrial está em fase de planejamento, explica do secretário Angelo Almeida. “Seguindo a determinação do governador Jerônimo Rodrigues, dialogamos com o Centro das Indústrias de Feira de Santana (CIFS) e provocamos a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra). Contamos com a contribuição dada pelo CIFS, com um estudo e um anteprojeto feito há alguns anos, entregue a nós e que foi muito importante para darmos celeridade a esse processo”, explicou.
O gestor destacou ainda que a infraestrutura do local é de 40 anos atrás e atualmente não atende à necessidade. “A microdrenagem é superficial e a macrodrenagem está desestruturada. Precisaremos fazer muita coisa e fazer com qualidade. Inicialmente, a obra estava orçada em pouco mais de R$ 20 milhões, no entanto, o estudo finalizado pela Seinfra apontou a necessidade de investimentos na ordem de R$ 55 milhões. Será uma projeto de muita qualidade, que vai ser executado em médio prazo e vai dar condições de trafegabilidade”, disse.
Ainda segundo o secretário, após concluída, a requalificação do distrito industrial irá impulsionar o ambiente de negócios de Feira de Santana. “O governador vai estudar o momento adequado e lançar o edital para podermos fazer essa obra em duas ou três etapas. O Importante é que a obra vai sair e que nós estamos caminhando para atender as demandas dos setores produtivos da cidade. Tenho muita esperança que 2024 será um ano de prosperidade para Feira e nós vamos continuar trabalhando forte e atraindo mais empresas”, finalizou.