Monumento em homenagem a Santa Dulce dos Pobres é inaugurado em Salvador
Um monumento em homenagem a Irmã Dulce, a primeira santa nascida no Brasil, foi inaugurado pela Secretaria de Turismo da Bahia nesta sexta-feira (13), no Santuário Santa Dulce dos Pobres, no Largo de Roma, em Salvador.
O monumento em bronze tem cinco metros de altura e assinatura do artista plástico Félix Sampaio, que em sua obra retrata Santa Dulce dos Pobres em ação, acolhendo uma criança e olhando para o futuro.
A cerimônia é parte da programação em comemoração aos quatro anos de canonização do ‘Anjo Bom da Bahia’, como a religiosa ficou popularmente conhecida.
De acordo com Maria Rita Pontes, superintendente das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), o tributo é um reconhecimento da importância do trabalho de Irmã Dulce em prol dos necessitados: “é um lembrete constante de que a solidariedade e a compaixão são valores que devem guiar nossas vidas”.
A cerimônia de Canonização de Irmã Dulce aconteceu no dia 13 de outubro de 2019, no Vaticano, presidida pelo Papa Francisco. Oficialmente, ela passou a ser chamada de Santa Dulce dos Pobres, tendo como data litúrgica o dia 13 de agosto. A freira, conhecida como o Anjo Bom da Bahia, se tornou a primeira santa de nosso tempo nascida no Brasil e sua canonização é a terceira mais rápida da história (27 anos após seu falecimento), atrás apenas do Papa João Paulo II (9 anos após sua morte) e de Madre Teresa de Calcutá (19 anos após o falecimento da religiosa).
Notícias de Santaluz