CPA: estão abertas as inscrições para o exame de certificação para quem deseja concluir os estudos
Jovens, adultos e idosos que, por algum motivo, não conseguiram concluir o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio têm a opção de fazer provas de certificação aplicadas pela Secretaria da Educação do Estado (DEC) nas unidades escolares dos 27 Territórios de Identidade. Ao ampliar as possibilidades de conclusão dos estudos, o governo estadual proporciona a essas pessoas a possibilidade de continuidade ou conclusão dos estudos, sem a necessidade de se matricularem em uma escola.
O agendamento das provas deve ser feito pelo site da CPA Digital (https://cpadigital.educacao.
Os interessados devem seguir um passo a passo que se inicia com um pré-cadastro no site da Comissão Permanente de Avaliação (CPA): (https://cpadigital.educacao.
A CPA consiste na aplicação de exames com a competência de certificar jovens e adultos, no nível do Ensino Fundamental, a partir de 15 anos de idade, e do Ensino Médio, a partir de 18 anos, por meio dos exames de certificação estadual e nacional, de modo presencial digital ou impresso e/ou itinerante. As provas acontecem mediante um calendário anual publicado em Diário Oficial e o conteúdo das provas a ser estudado deve ser consultado no site do CPA Digital. Será considerado aprovado em cada área do conhecimento e na redação o candidato que obtiver pontuação igual ou superior a 5, na escala de 0 a 10. Atualmente, o Estado tem 18 Unidades Certificadoras aplicando os exames e mais 13 em implementação.
Se o candidato esqueceu a senha de acesso ao site do CPA, para recuperá-la deverá solicitar a atualização telefonando para (71) 3103-1740/3103-1741. Para mais informações dessa política de certificação reestruturada em 2022 e está amparada na Portaria nº 7.191/2022, os candidatos devem fazer contato com a Coordenação de Jovens e Adultos da SEC, através do e-mail cpa.cja.sec@enova.educacao.ba.