A cidade de Conceição do Coité, na região sisaleira da Bahia, receberá um evento gratuito dedicado à Páscoa, entre os dias 14 e 20 de abril.

Com o tema “Uma Viagem ao Mundo do Chocolate”, o Vila da Páscoa 2025 vai reunir atividades culturais, atrações para crianças e espaços temáticos voltados à tradição pascal.

Toda a programação será realizada na Praça da Babilônia e no Centro Cultural Ana Rios de Araújo. De acordo com a organização, a expectativa é de que cerca de 10 mil pessoas passem pelos espaços durante os sete dias de evento. Em 2024, mais de 7 mil visitantes participaram da Vila da Páscoa.

Neste ano, a estrutura vai contar com espaços como a “Casa do Coelho”, a “Fábrica do Coelho” e a “Vila de Comercialização”, onde 16 expositores locais vão vender ovos artesanais e outras guloseimas em barraquinhas estilizadas.

Uma das grandes novidades desta edição é a “Caça aos Ovos”, uma atividade interativa voltada para o público infantil. A ação será realizada no Quintal Cultural e promete tornar a experiência mais lúdica para as crianças.

Outra atração é o espetáculo “A Viagem ao Chocolate”, que será apresentado diariamente, das 17h às 22h, no auditório do Centro Cultural.

Segundo Lucas Afonso, diretor do Centro Cultural, o objetivo é reunir diversos aspectos da celebração da Páscoa.

“A gente passa por várias culturas, mostrando as diferentes formas de se comemorar a data, com foco na ressurreição de Cristo, que é a essência da Páscoa. Também abordamos o lado comercial, com a tradição dos ovos de chocolate, até chegar ao significado religioso, que representa o maior ato de amor do mundo: a paixão de Cristo”, explicou.

A programação também inclui apresentações culturais feitas por estudantes da rede municipal. Entre os dias 14 e 16 de abril, mais de 3 mil crianças de escolas públicas vão se apresentar no auditório do Centro Educacional Ana Rios de Araújo.

Já no dia 18, após a procissão, será encenado na Praça da Matriz o espetáculo “Paixão de Cristo — A maior história de amor já contada”. Nesse dia, somente o espaço da Vila da Páscoa estará aberto ao público. Por g1