Micareta de Feira: Governo do Estado prepara anúncio de atrações após diálogo com classe artística feirense
No início da noite desta sexta-feira (11), uma reunião entre o secretário de Cultura do Estado da Bahia, Bruno Monteiro, e artistas feirenses discutiu os anseios da classe a respeito da Micareta de Feira. O evento, que foi realizado no teatro do Centro de Convenções de Feira de Santana, definiu que dentro de 10 dias a pasta fará o anúncio das contratações para a festa.
Segundo Monteiro, o principal objetivo da reunião foi estabelecer um diálogo entre a classe artística e o Governo do Estado. O chefe da pasta da Cultura afirmou que o governador Jerônimo tem orientado sempre a equipe a tomar decisões a partir da escuta.
“Nós acreditamos que só é possível construir algo que seja verdadeiro, que seja potente e que tenha enraizamento na cidade, se for nesse diálogo com quem faz a cultura de Feira de Santana acontecer. Então, para nós, essa reunião é um estágio obrigatório para o nosso trabalho para a Micareta”, disse Bruno.
O secretário de Cultura afirmou que, mesmo sem um orçamento definido ainda de quanto o Governo do Estado vai investir na Micareta de Feira, uma coisa é certa: as contratações serão norteadas pelo sentimento de valorizar os filhos da terra.
“Todo mundo quer prestigiar grandes atrações, atrações de nome local, nacional, mas para nós é essencial que a cultura feirense tenha um lugar de destaque e seja protagonista dessa festa. Isso é algo que dita o nosso trabalho e essa reunião tem esse sentido e nós estamos mais fortalecidos agora para planejar nossas ações e, nos próximos 10 dias, anunciarmos aquilo que o Governo do Estado vai oferecer na Micareta a partir dessa construção coletiva com a cultura de Feira de Santana”, disse o secretário.

A Expo-Micareta
O secretário de Cultura lembrou que, para além do apoio com a contratação dos artistas, o Governo do Estado participa da Micareta na parte de infraestrutura, dando suporte com segurança pública e saúde. Durante a reunião, muitas ideias e sugestões surgiram a partir dos comentários dos artistas e dos fazedores de cultura. Uma em especial foi muito elogiada por Monteiro: a possibilidade de fazer um evento para discutir mais profundamente a Micareta.
“A Expo-Micareta é um evento que visa discutir os rumos da Micareta. Nós estamos com 40 anos da axé music e um evento como esse dialoga muito. Isso é muito importante, porque, se a gente se dedica, nós estamos ampliando a vocação de Feira de Santana para a realização desse evento e, com isso, a gente se fortalece. A partir da Micareta, temos ganhos, como os empregos que são gerados, a movimentação turística e econômica em torno da Micareta. Então, eu acho que é muito enriquecedor um debate como esse, que nos possibilita avançarmos cada vez mais”, disse o secretário.

O deputado federal Zé Neto (PT) também esteve presente durante o evento. Em entrevista ao Acorda Cidade, ele elogiou a postura do secretário de Cultura, Bruno Monteiro, em estar sempre aberto ao diálogo e afirmou que gostou muito da ideia de realizar a Expo-Micareta
“Eu achei boa a ideia da gente fazer no segundo semestre uma Expo-Micareta. Uma reflexão, trazer tudo para cá, fazer festa, mostrar o que é que tem para fazer. Aqui, o Governo do Estado também tem essa disposição, que é uma festa do tamanho da Micareta. Como, por exemplo, você vê lá o Carnaval de Salvador: acabou o Carnaval, no outro dia está todo mundo sentando para ver o que deu certo e o que falta fazer para o próximo. E a gente precisa fazer isso. Nós estamos nos dispondo a ajudar”, disse o deputado.

Com o anúncio da realização do evento, criou-se, nos bastidores — em especial entre a imprensa — a expectativa de que fosse feito, na noite desta sexta (11), o anúncio das atrações. Questionado sobre a possível demora, o deputado Zé Neto pregou cautela e disse que as ações do Governo do Estado precisam estar alinhadas com as tomadas pela prefeitura.
“Vamos fazer o anúncio das atrações. Agora tudo tem que ser combinado com o município. Onde é que está a grade do município? Cadê a grade? Cadê o tempo? Cadê o time? Cadê as coisas todas? Por isso que eu estou dizendo: tem que ter antecedência para tudo ser trabalhado e encaixado. As definições estão muito em cima e não dá para fazer nenhum anúncio de atração de fora sem primeiro acolher os donos da casa”, disse Zé Neto.

Prata da casa
Juciara Santos, coordenadora do grupo Samba de Mãe, esteve presente no evento. Em entrevista ao Acorda Cidade, ela revelou que o grupo, que é composto por mulheres de religiões de matriz africana, sairá no Cortejo Afro. O bloco, que já conta com a venda dos abadás, vai desfilar na avenida com muita alegria, ancestralidade e tradição.