Análise aponta que apenas 3% dos alunos da rede pública da Bahia tiveram desempenho adequado em matemática no ensino médio
Uma análise feita pelo instituto Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede), indicou que apenas 3% dos alunos que estavam no 3º ano do ensino médio na rede pública baiana, no ano de 2023, apresentaram nível de aprendizagem em matemática considerado adequado. Os dados foram divulgados na segunda-feira (28).
O relatório indica ainda que, entre os alunos da rede privada, 28% tiveram o mesmo nível de desempenho na disciplina. A análise tem como base os dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2023.
O g1 disse que entrou em contato com a assessoria de comunicação da Secretaria de Educação do Estado e aguarda retorno.
Em 2021, os números apontaram que 1% dos alunos da rede pública tiveram nível de aprendizagem satisfatório em matemática, registrando um aumento de 2% em dois anos.
Em relação à análise de desempenho em língua portuguesa por alunos do 3º ano na rede pública, o resultado é de 22% de adequação. Já na rede privada, 65% dos alunos tiveram nível de aprendizagem considerado ideal.
Em comparação com o ano de 2021, em língua portuguesa, houve um aumento de 3%de aprendizagem na rede pública e 2% na rede privada.
A análise do Iede também revelou que as desigualdades educacionais por raça e por renda aumentaram entre 2021 e 2023.
Ao todo, 5% dos estudantes brancos da rede pública tiveram nível de aprendizagem adequado em matemática e 31% em língua portuguesa. Já os estudantes pretos alcançaram 2% em matemática e 19% em português.