Arena Fonte Nova é escolhida para a Copa do Mundo Feminina da Fifa Brasil 2027
A Federação Internacional de Futebol (Fifa) anunciou nesta quarta-feira (7) que Salvador será uma das cidades-sede da Copa do Mundo Feminina da Fifa Brasil 2027™. A Arena Fonte Nova foi escolhida para sediar jogos do torneio, que acontecerá entre 24 de junho e 25 de julho de 2027. Para celebrar este momento especial, a Arena receberá iluminação cênica em verde e amarelo esta noite.
Esta será a primeira vez que o evento será realizado no Brasil. Além da capital baiana, mais sete cidades foram selecionadas: Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. A Copa do Mundo Feminina da Fifa 2027™ contará com 32 seleções e um total de 64 jogos, entre a fase de grupos e eliminatórias.
A escolha da Arena Fonte Nova
No processo de escolha, a delegação da Fifa realizou visitas técnicas de inspeção na Arena em dois momentos, em fevereiro e outubro de 2024. Na ocasião, a equipe de especialistas verificou requisitos operacionais, como infraestrutura, serviços técnicos, manutenção do campo, tecnologia, hospitalidade, acessos e ingressos.
“É um orgulho para qualquer cidade ser sede de um grande evento mundial, especialmente a primeira edição da Copa do Mundo Feminina da Fifa ™ no país. Além da emoção do esporte, o torneio traz um legado importante, com impactos positivos na mobilidade, no setor turístico, serviços e na economia local. Estamos prontos para fazer uma grande festa e receber torcedores de todo o mundo”, afirma o presidente da Arena Fonte Nova, Alexandre Gonzaga.
A Arena Fonte Nova chega à sua sétima competição internacional desde a inauguração, em 2013. Única arena do Norte e Nordeste a receber todos os principais torneios internacionais de futebol, o estádio já foi palco da Copa das Confederações da Fifa™ (2013), Copa do Mundo da Fifa™ (2014), Olimpíadas (2016), Eliminatórias da Copa do Mundo da Fifa (2018), Copa América (2019) e, em 2025, recebe jogos da Conmebol Libertadores.
Nestes eventos, a Arena teve destaque. Na Copa das Confederações de 2013 e na Copa do Mundo da Fifa™ 2014, foi eleita a melhor entre as sedes, sendo reconhecida pela sua infraestrutura, localização e mobilidade. Em 2014, marcou história também por registrar a terceira maior média de gols em mundiais, o que lhe rendeu o apelido de “Fonte de Gols”.
Segundo Milena Andrade, gerente de operações da Arena Fonte Nova, além de toda a manutenção prevista, que já é realizada na Arena ao longo do ano, agora, com a confirmação como estádio sede, serão definidas todas as necessidades da operação para os jogos da Copa do Mundo Feminina da Fifa™, e conciliaremos com nosso cronograma de atividades — desde manutenção, gramado, tecnologia, hospitalidade, ticket, comunicação e operação.
“De acordo com as inspeções técnicas, fomos muito bem avaliados nos requisitos que são necessários para atender aos jogos da Copa do Mundo Feminina da Fifa™, então nosso dever de casa agora aqui na Fonte Nova será ajustar os detalhes que são exigências do campeonato e manter nosso padrão de operação, levando em consideração as experiências das competições anteriores”, afirma a gerente.
ESCOLHA – A competição é realizada a cada quatro anos desde a primeira edição, na China, em 1991, na qual os Estados Unidos derrotaram a Noruega na final. Desde então, o torneio teve sete países como sede e cinco seleções foram campeãs: Estados Unidos (quatro vezes), Alemanha (duas vezes), Noruega, Japão e Espanha (atual campeã). O Brasil, em maio de 2024, derrotou a candidatura conjunta de Alemanha, Bélgica e Holanda e foi escolhido para sediar, pela primeira vez na história, a Copa do Mundo.
PARTICIPANTES – O torneio contará com 32 seleções: seis vagas diretas para a Ásia, quatro vagas diretas para a África, quatro vagas diretas para a América do Norte e Central, quatro vagas diretas para a América do Sul (Brasil, país-sede, está classificado automaticamente), uma vaga direta para Oceania e 11 vagas diretas para a Europa. As outras três vagas serão decididas por meio do Torneio de Classificação para a Copa do Mundo Feminina da FIFA Brasil 2027.
TÍTULO INÉDITO – Atual vice-campeã olímpica, a seleção feminina busca na Copa do Mundo um título inédito. O melhor resultado brasileiro foi o vice-campeonato em 2007, em decisão perdida para a Alemanha. Se o Brasil não tem ainda um título, tem a artilheira da história dos Mundiais. A rainha Marta soma 17 gols na competição.
RECORDE – O Brasil vai estender seu recorde de participações na Copa feminina, após ter jogado todas as primeiras nove edições do torneio, indo agora para a décima. Alemanha, Estados Unidos, Japão, Nigéria, Noruega e Suécia também podem igualar essa marca. Em relação às atletas, Formiga disputou sete Copas do Mundo Femininas, algo sem precedentes na história do esporte. A zagueira nigeriana Onome Ebi e a craque brasileira Marta somaram seis. Por A. Cidade