Igreja de Retirolândia é demolida após mais de 80 anos para construção de novo templo
A Igreja Matriz de Santo Antônio de Pádua, em Retirolândia, na região sisaleira, foi demolida neste domingo (20), após mais de oito décadas de história. O templo, construído na década de 1940, dará lugar a uma nova igreja no mesmo endereço, na Praça 27 de Julho.
Segundo informações de representantes da paróquia a demolição foi motivada pela necessidade de um espaço maior para receber os fiéis. A decisão foi discutida com conselhos da igreja, comunidades, paroquianos, comerciantes, empresários e outros representantes da sociedade local.
A demolição ocorreu de maneira gradual, com planejamento para possibilitar o reaproveitamento de parte dos materiais da antiga construção.
NOVA IGREJA
O novo templo está orçado em quase R$ 1,8 milhão que deve ser obtido sobretudo por meio da mobilização da comunidade, além da participação de comerciantes, empresários e colaboradores.
A previsão é que os trabalhos de marcação da área e preparação para a estrutura pré-moldada comecem nesta segunda-feira (21).
Enquanto a nova Matriz estiver em construção, as missas serão realizadas no espaço onde funcionava o Clube Itatiaia, a cerca de 200 metros da Praça 27 de Julho. A expectativa da paróquia é concluir o novo templo até junho de 2027, durante o tradicional trezenário em homenagem a Santo Antônio de Pádua