Abertura acontecerá a partir deste sábado (8), segundo mensagem publicada em rede social. Fronteira estava fechada desde fevereiro.
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, disse nesta sexta-feira (7) que autorizou a reabertura da fronteira com a Colômbia no estado de Táchira (oeste) a partir deste sábado.
“No exercício pleno da nossa soberania, ordenei a abertura dos postos na fronteira com a Colômbia no estado de Táchira, a partir deste sábado”, escreveu o presidente no Twitter.
En ejercicio pleno de nuestra soberanía, he ordenado la apertura de los pasos fronterizos con Colombia en el Estado Táchira, a partir de este sábado #8Jun. Somos un pueblo de paz que defiende firmemente nuestra independencia y autodeterminación.2,8268:57 PM – Jun 7, 2019Twitter Ads info and privacy3,445 people are talking about this
A fronteira entre os dois países foi fechada no estado de Táchira em 22 fevereiro deste ano. Naquela data, a decisão foi comunicada pela vice-presidente Delcy Rodríguez, que atribuiu a medida a “sérias e ilegais ameaças do Governo da Colômbia contra a paz e a soberania da Venezuela”. No dia seguinte, a oposição venezuelana pretendia tentar levar à força para dentro do país ajuda humanitária internacional pelas passagens que ligam Táchira ao estado colombiano de Norte de Santander.
Desde então, a passagem por três das quatro pontes que ligam os dois países na região estava restrita. Apenas pessoas com razões médicas ou estudantes podiam cruzá-las. A ponte de Tienditas, a quarta ligação entre Venezuela e Colômbia, seguiu fechada para pedestres e veículos.
A Venezuela compartilha fronteira com a Colômbia em outras duas regiões, nas quais as passagens de pedestres estão sendo realizadas com as mesmas restrições aplicadas em Táchira.