O prefeito de Riachão do Jacuípe, Zé Filho e outros de várias cidades, estiveram reunidos pela manhã no CRAS da cidade para tratar do problema do “lixão” e resíduos, a tarde desta terça-feira ,15 na propriedade rural do prefeito Zé Filho. Os Prefeitos das cidades da Bacia do Jacuípe que compõem o Consórcio de Gestão do SAMU 192, trataram da implantação definitiva do serviço de saúde com sede em Riachão do Jacuípe que vai atender a região. Situação que se arrastava a quase dez anos.
Estiveram reunidos com o prefeito Zé Filho e o vice Catarino Rios, os prefeitos de Capela do Alto Alegre, Claudiney Novato; de Pé de Serra, Antônio Joílson; Nova Fátima, Adriano de Rosalvo; Candeal, Everton Cerqueira, além de secretários de várias pastas dos municípios, representantes de entidades e outras autoridades.
Os gestores municipais acertaram definitivamente a situação sobre a importância de colocar em prática o SAMU para a região, além de abordarem a questão da contrapartida de cada município do consorcio como também a participação dos Governos Estadual e Federal como apoiadores financeiros.
Alice Romero, Diretora de Atenção Especial da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), também esteve participando do evento e segundo ela, a intenção dessa reunião foi destravar o projeto e colocar para funcionamento dentro de um breve espaço de tempo.
“A gente veio com esse compromisso de ajudar os municípios com a capacitação de profissionais, garantir o cofinanciamento por parte do estado. É uma grande estrutura para funcionar, mas ainda bem que chegamos ao bom começo com esse compromisso assumido aqui”. A partir de segunda-feira, O prefeito Zé Filho garantiu que iniciará a obra da base do SAMU, na “Cidade Mãe”, destacou.
Presente no encontro, a coordenadora regional do SAMU 192 em Feira de Santana, garantiu que a partir de agora o serviço de saúde irá funcionar em Riachão e região.
“Foi um passo importante, percebemos a vontade de todos os prefeitos para que possamos implantar o serviço nas cidades. Após essa junção entre os municípios, os prefeitos chegaram em um consenso o que vai garantir o custeio do serviço”, garante.
De forma conjunta, os prefeitos e os representantes dos municípios, chegaram ao entendimento de que o serviço oferecido pelo SAMU deverá ser colocado em prática o quanto antes e que cada cidade se esforçará dentro das condições para arcar com as despesas mensais.
Riachão do Jacuípe sendo sede do SAMU, o prefeito Zé Filho contou a nossa equipe que a base será construída ao lado do Hospital Municipal (ISAS), e que a partir de segunda-feira, 21, a obra será iniciada.
O prefeito disse ainda, que mesmo que as cidades não fizessem parceria, que assumiria os custos de toda operação do serviço. Ainda segundo o gestor, a previsão de funcionamento do SAMU será a partir de 2020.
Jacuípe News*Gazeta da Bahia.Com