A necessidade de internar adultos e jovens por causa da covid-19, doença provocada pelo coronavírus, poderá ser maior no Brasil do que nos principais países atingidos pela doença.
No cenário em que 30% da população do Brasil é infectada, pelo menos 66% dos portadores da doença com necessidade de internação teriam menos de 65 anos.Publicidade.
Nessa hipótese, 34% dos internados teriam de 45 a 64 anos, 28% de 18 a 44 anos e 4% teriam de 10 a 17 anos de idade.
Pessoas idosas estão no grupo de risco para complicações decorrentes da covid-19. A maioria dos mortos pela doença no Brasil até agora tem mais de 60 anos.
Foram usados no cálculo modelos de propagação do vírus e dados das hospitalizações na cidade de Nova York, principal foco do coronavírus atualmente.
A explicação para esse fenômeno estaria em características como a demografia. O Brasil tem população mais jovem que países como China e Itália, também atingidos pela pandemia.
Além disso, países subdesenvolvidos tendem a ter habitantes jovens com mais comorbidades, como diabetes. Esses fatores deixam o paciente mais vulnerável às complicações da doença.
A estimativa também aponta variações entre os Estados brasileiros. No Norte, por exemplo, a população é mais jovem que nos Estados do centro-sul.
O Brasil tem até agora 1.124 mortes confirmadas por causa do coronavírus. Os casos computados são 20.727. Os números foram divulgados pelo Ministério da Saúde no sábado (11.abr.2020).