A Prefeitura Municipal de Ipirá decretou lockdown a partir das 18h de quarta-feira (19) até as 05 da próxima terça-feira (25). Durante esses dias, as lojas do comércio estão proibidas de funcionar. Somente os serviços de padarias, supermercados, frigoríficos, mercadinhos e mercearias poderão abrir as portas das 08 às 18h, obedecendo aos protocolos de segurança.
Durante a vigência das medidas de restrição no município, também está proibido a realização de cultos e eventos religiosos; ficam suspensas as atividades no Centro de Abastecimento local, feiras livres e feirinhas de bairro, na fábrica de calçados e demais indústrias instaladas no município, bem como as atividades presenciais em agências bancárias e lotéricas.
O decreto governamental estabelece ainda a proibição da entrada de feirantes de cidades circunvizinhas para comercialização de produtos no Centro de Abastecimento de Ipirá, bem como a entrada de veículos de transporte com passageiros vindos da zona rural do município.
Bares, restaurantes, pizzarias e lanchonetes estão autorizados a funcionar somente para a modalidade delivery. A venda de bebidas alcoólicas tanto em estabelecimentos quanto delivery também está proibida durante a vigência do lockdown.
Dados da Covid em Ipirá
De acordo com dados divulgados pela Secretaria de Saúde ontem (18), o município de Ipirá conta com 276 casos ativos e 571 pessoas aguardando os resultados de exames. No total, 3.285 casos de covid já foram registrados no município e 44 pessoas morreram por complicações da doença.
Segundo a secretária de saúde de Ipirá, Mirian Caldas, a prefeitura tem adotado medidas rigorosas para conter a disseminação do Coronavírus.
“Inegavelmente, este é o momento mais difícil já visto e vivido por todos nós. A pandemia pela Covid-19 teve o condão de trazer incertezas, dores e muitas tristezas. Também tem sido palco de uma discussão, infrutífera, daqueles que negam a ciência e não se comovem com os amores perdidos. A Secretaria de Saúde de Ipirá tem ciência e consciência da sua responsabilidade e, de forma concreta, dentro de dois meses de trabalho, credenciou a Unidade de Covid do Município, habilitou seis leitos de suporte respiratório e, recebeu com muita alegria a doação de três leitos de UTI através de uma entidade não governamental. Estes leitos de UTI chegaram ao município no último domingo (16) à noite”, afirmou Mirian Caldas, em entrevista ao Acorda Cidade.
Ainda de acordo com ela, a Secretaria de Saúde tem realizado a sanitização das praças, logradouros públicos, unidades de saúde e outros locais, bem como a descentralização de testes rápidos para todas as Unidades de atenção primária; capacitação dos enfermeiros e publicização dos protocolos de testagem de todos os casos suspeitos; ações de fiscalização com a finalidade de garantir o cumprimento dos Decretos Municipais, contratação de Empresa de Segurança para prestar apoio à equipe de fiscalização, com o objetivo de fazer cumprir os Decretos Municipais; garantia da logística necessária para a realização da Campanha de Imunização contra Covid-19, com base no Plano Nacional de Imunização do MS e Resoluções CIB; realização de testagem rápida em estabelecimentos comerciais; ações de testagem em Povoados, além de instalação de barreira sanitária com equipe de Segurança, agentes de Saúde, Coordenadores dos diversos Serviços de Saúde e polícia Militar.