Por Rodrigo Daniel Silva
O governador da Bahia, Rui Costa (PT), começou a participar dos eventos de pré-campanha de Jerônimo Rodrigues (PT) para tentar alavancar o aliado na disputa ao governo do estado. Por enquanto, todas as sondagens de opinião mostram o ex-secretário de Educação em segundo lugar, atrás do ex-prefeito soteropolitano ACM Neto (União Brasil).
No dia 4 de junho, Rui participou, pela primeira vez, da plenária do Programa de Governo Participativo (PGP) de Jerônimo Rodrigues. Na ocasião, o governador teceu duras críticas a ACM Neto. “Quem em 10 anos não conseguiu ofertar preventivo para as mulheres de Salvador vai cuidar da saúde da Bahia?”, questionou ele, no evento. Em seguida, afirmou: “Setenta por cento dos estudantes de Salvador só têm escola fundamental porque estudam na escola estadual”.
No último domingo, o governador esteve no segundo evento de Jerônimo Rodrigues. Desta vez, em Jacobina. Rui Costa reafirmou sua confiança na vitória dos pré-candidatos que terão seu apoio nas eleições de outubro. “Vamos vencer no primeiro turno as eleições deste ano”, declarou o petista.
O chefe do Palácio de Ondina voltou a criticar ACM Neto. “Você sabe que a quarta maior cidade do Brasil não tem uma maternidade? Salvador não tem maternidade. As maternidades todas são do governo do estado da Bahia, e nós construímos mais porque o povo não tinha onde parir porque eles não investem. Eles chegam lá em Itaberaba para ficar fazendo uso político, politicagem, sem a menor falta de vergonha na cara, e o outro, aquele (ACM Neto) disse que quando chegar em janeiro ‘eu vou abrir o hospital’. Ele acha que o povo de Itaberaba merece ficar sem hospital até janeiro na mesquinharia dele? Não vai não, por dois motivos. Primeiro, porque você não vai ganhar a eleição, porque o povo da Bahia não vai votar em você. O segundo motivo é porque eu falei com o procurador do Estado da Bahia, e eu vou ingressar na Justiça pedindo uma liminar para que o hospital possa funcionar imediatamente. Chega de chantagear com a vida do povo, como eles faziam no passado”, disse o governador.
No último sábado, ACM Neto culpou o governo do estado por não funcionar o Hospital Regional de Itaberaba, que já está pronto. “Nas conversas que tive com Ricardo (Mascarenhas, prefeito de Itaberaba), ele sempre me colocou como maior preocupação o funcionamento do Hospital Regional de Itaberaba. Pois eu quero dizer a ele e ao povo que, se o governo do estado nesses próximos meses não der as condições de funcionamento, se o credenciamento junto ao governo federal não avançar, em primeiro de janeiro, quando eu sentar a minha bunda na cadeira de governador, vou priorizar e vou colocar o hospital para funcionar”, disse Neto.
Fonte: Tribuna