O ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil) viu sua margem de liderança na disputa pelo governo da Bahia diminuir drasticamente nas últimas semanas. Segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta 4ª feira (14.set.2022), o ex-prefeito tem 49% das intenções de voto –recuo de 5 pontos percentuais desde o levantamento realizado no fim de agosto.
Seu principal adversário, o petista Jerônimo Rodrigues, apoiado por Lula, cresceu 12 pontos no período e chegou a 28%. Outros estudos também vinham apontando para ascensão da candidatura do ex-secretário.
João Roma (PL), com apoio de Jair Bolsonaro (PL), se manteve estável, com 7% –variação na margem de erro de 1 ponto percentual para baixo.
Kleber Rosa (Psol), Giovani Damico (PCB) e Marcelo Millet (PCO) pontuaram 1% cada um. Os que pretendem votar em branco ou nulo são 6%, enquanto indecisos somam 10%.
A pesquisa foi realizada pelo Datafolha e contratada pela Rádio Metrópole, de Salvador. Custou R$ 154.800. Foram entrevistados 1.212 eleitores de 12 a 14 de setembro de 2022. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95%.
A tendência de crescimento de Jerômino, já apontada no Agregador de Pesquisas do Poder360, tem mostrado resiliência pelo menos desde abril. ACM, que chegou a ter até 70% das intenções, tem tendência de queda desde maio. Hoje, no entanto, os 49% do candidato do União Brasil ainda o garantem margem para vitória em 1º turno.
AGREGADOR DE PESQUISAS
O Poder360 mantém acervo com milhares de levantamentos com metodologias conhecidas e sobre os quais foi possível verificar a origem das informações. Há estudos realizados desde as eleições municipais de 2000. Trata-se do maior e mais longevo levantamento de pesquisas eleitorais disponível na internet brasileira.
O banco de dados é interativo e permite acompanhar a evolução de cada candidato. Acesse o Agregador de Pesquisas clicando aqui.
As informações de pesquisa começaram a ser compiladas pelo jornalista Fernando Rodrigues, diretor de Redação do Poder360, em seu site, no ano 2000. Para acessar a página antiga com os levantamentos, clique aqui.