A primeira decisão da temporada do futebol brasileiro fez jus ao que se esperava uma final entre Palmeiras e Flamengo. Em jogo de sete gols, quem começou na frente foi a equipe carioca, com Gabigol de pênalti, mas até então a partida estava truncada. Depois, o jogo melhorou. Ainda no primeiro tempo, Raphael Veiga empatou e no fim da etapa inicial Gabriel Menino marcou um golaço de fora da área.
A etapa final começou muito movimentada. O Flamengo esteve em cima e empatou novamente com Gabigol na saída do goleiro Weverton. O Palmeiras voltou a ficar na frente com Raphael Veiga de pênalti. O Flamengo voltou a empatar, com um golaço de Pedro, de calcanhar. Mas Gabriel Menino deu números finais à partida em chute mascado e que, segundo a Central do Apito, deveria ser anulado.
Dois golaços na decisão
Foram sete gols na tarde deste sábado, sendo que dois foram incríveis. Os golaços – um de cada lado – foram marcados por Gabriel Menino (o segundo do Palmeiras, que colocou o time na frente) e Pedro (terceiro do Flamengo, para empatar).
Muitos gols e muitos cartões também
Se os sete gols chamam a atenção, outro número alto foi o de cartões na partida. Ao todo, Wilton Pereira Sampaio teve que advertir nove pessoas. Foram cinco jogadores do Flamengo (incluindo Marinho, no banco) e um do Palmeiras. Além deles, Abel Ferreira – com um chutão no microfone – e o auxiliar dele foram expulsos com o jogo rolando. Ainda teve um cartão amarelo para Luís Miguel, assistente de Vítor Pereira, no primeiro tempo.
Duelo português
A Supercopa deste ano entre Abel Ferreira e Vítor Pereira foi a quarta vez que os dois portugueses se enfrentaram no Brasil. O detalhe é que o técnico do Palmeiras sempre saiu vencedor nas quatros partidas que enfrentou o treinador do Flamengo.
Gabriel Barbosa atuou pela 14ª vez em uma final pelo Flamengo. Ao todo (alguns jogos de ida e volta contam como uma final apenas), o atacante marcou 14 vezes, incluindo dois na tarde deste sábado. Veja nesta matéria todos os gols que ele fez em decisões pelo Flamengo.
Gabigol comemora gol do Flamengo contra o Palmeiras (Foto: Ettore Chiereguini/AGIF)
Palmeiras, o maior campeão
Com o título da Supercopa na tarde deste sábado, o Palmeiras aumentou a vantagem para o Flamengo como maior vencedor de títulos nacionais. A equipe paulista já tinha passado a rubro-negra quando conquistou o Brasileirão de 2022. Agora, amplia esse número.
Dudu e Gabriel Menino, Palmeiras campeão da Supercopa (Foto: Reuters)
Números de Palmeiras 4 x 3 Flamengo
Posse de bola: 43% x 57%
Finalizações: 18 x 12
Escanteios: 5 x 4
Faltas cometidas: 19 x 18
Impedimentos: 1 x 0
Passes completos: 246 (76%) x (83%) 386
Desarmes: 29 x 19
Dribles certos: 4 x 3
Defesas difíceis: 2 x 1
Próximos jogos
Depois da Supercopa, Palmeiras e Flamengo voltam a jogar pelos Estaduais. A equipe paulista enfrenta o Mirassol na próxima quarta-feira. Os cariocas, por sua vez, encaram o Boavista, mas depois viaja para o Marrocos para a disputa do Mundial de Clubes.
Por Ge