Os números do carnaval de Salvador seguem impressionando. Neste ano, somente na capital baiana, mais de um milhão de visitantes na capital curtiram a folia. E muita gente de fora e da cidade usou transporte público para chegar aos circuitos da folia.
De acordo com o balanço divulgado nesta quarta-feira (22) pela Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), do primeiro dia da festa até a última terça-feira (21), mais de 2 milhões de foliões foram aos circuitos usando o transporte público.
Segundo dados da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do estado, o metrô de Salvador e Lauro de Freitas transportou 1,2 milhão durante os seis dias de evento. O sistema funcionou em horário especial transportando passageiros até a meia noite e meia, com 30 minutos a mais do que ocorre normalmente.
Além disso, durante o período de funcionamento ampliado, a estação da Lapa passou a abrir às 3h30, com o desembarque em todas as estações até às 5h, e a partir desse horário, todo o sistema passou a operar normalmente. Somente na estação Lapa, desde quinta-feira, mais de 244 mil passageiros embarcaram.
Expresso Salvador registra crescimento
Expresso Carnaval foi usado por foliões durante folia — Foto: Manoela Gil/ Secom
Ainda de acordo com a Semob, cerca de 115 mil passageiros utilizaram o Expresso Salvador durante os seis dias de Carnaval na capital baiana neste ano, um aumento de 49% em relação à última edição da folia, em 2020, quando 77 mil pessoas optaram pelo modal.
Na edição deste ano, os ônibus expressos e climatizados conectaram três shoppings da capital baiana aos circuitos Osmar (Campo Grande) e Dodô (Barra/Ondina).
Além disso, 452 mil pessoas utilizaram o serviço de ônibus gratuito que liga o Calabar, próximo ao início do circuito Barra-Ondina, à Estação da Lapa. Os dados do município ainda apontam que 2,2 milhões de passageiros foram transportados nas linhas convencionais que passam pelos circuitos. No Centro Histórico, 140 mil foliões utilizaram o Elevador Lacerda, que funcionou em horários especiais durante a folia.
g1