O Hospital do Subúrbio (HS) foi contemplado pelo projeto UTIs Brasileiras como um dos 94 hospitais no país que tiveram performance destacada de suas UTIs. O selo “UTI Eficiente” foi concedido a hospitais que despontaram com bons indicadores de qualidade e desempenho na gestão de suas Unidades de Terapia Intensiva, levando qualidade e segurança aos pacientes.
O projeto UTIs Brasileiras é desenvolvido pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib) e Epimed Solutions. Tem como objetivo orientar políticas de saúde e estratégias visando à melhoria no cuidado aos pacientes e eficiência das Unidades de Terapia Intensiva do país. O selo “UTI Eficiente” foi entregue aos hospitais que obtiveram resultados entre os tercis inferiores e as medianas (33% e 50%), nas Matrizes de Eficiência do sistema Epimed Monitor. Foram considerados dois parâmetros: mortalidade hospitalar de acordo com a gravidade e utilização de recursos, também ajustada à gravidade.
A intenção é que o selo sirva de motivador para que UTIs adulto e pediátricas possam aprimorar suas medições e indicadores, levando mais qualidade e segurança aos pacientes no Brasil. Para a gerente de Qualidade e Segurança do Paciente do HS, Cyntia Lins, “receber o selo é um reconhecimento pelo trabalho realizado, o que incentiva toda a equipe na busca contínua por resultados cada vez melhores na assistência”.
O diretor técnico do Hospital do Subúrbio, Rogério Palmeira, destaca a importância do selo à medida que ele traduz o compromisso da instituição e de seus profissionais. “O reconhecimento do desempenho da nossa UTI coroa os esforços e dedicação da equipe, comprometida com qualidade e segurança, primando pela humanização do atendimento”, pontua.