O limite de velocidade das avenidas Orlando Gomes e Professor Pinto de Aguiar, em Salvador, passam a ser fiscalizadas neste sábado (15), depois da redução para 60 km/h. Com a medida em vigor, os motoristas que não respeitarem a velocidade serão multados.
Antes da mudança, o limite de velocidade em ambas as avenidas era de 70km/h. O anúncio da alteração foi divulgado no dia 13 de março, pela Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador). Neste período, os radares de fiscalização eletrônica ainda não estavam registrando os casos de veículos que transitaram nas vias excedendo os 60km/h.
LEIA MAIS:
Transalvador registra trânsito lento na Avenida Orlando GomesObras alteram tráfego nos dois sentidos da avenida Orlando GomesTransalvador reduz limite de velocidade em ruas do Comércio
De acordo, Décio Martins, secretário da Transalvador, cerca de 9 mil motoristas ultrapassaram a velocidade na Pinto de Aguiar durante o período de testes. Na Orlando Gomes o número foi de 7.500 condutores.
“A partir de amanhã nós passamos, efetivamente, a cobrar a nova velocidade. Quero lembrar que, nesse período, 9 mil pessoas andaram acima de 60 km/h na Avenida Pinto Aguiar, então quero pedir para essas pessoas redobrarem a atenção”, disse o secretário.
Ainda segundo a Transalvador, a readequação da velocidade integra um projeto em em parceria com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária, com o intuito de reduzir o número de acidentes graves.
A Transalvador informou que ao longo desta semana a sinalizado foi modificada nas avenidas. Letreiros eletrônicos também serão instalados provisoriamente na via para informar sobre a alteração.
“A Transalvador não tem interesse em multar ninguém, então colocaremos, novamente, aqueles letreiros eletrônicos”, disse Décio Martins.
A mudança do novo limite de velocidade aconteceu após análise do fluxo e estudo do comportamento do trânsito ao decorrer do anos. A avaliação envolveu número de acidentes e vitimados nos locais.