Curso de Teatro da Ufba promove aula de teatro e performance

Foto: Divulgação

 

 

A Turma 2 de Teatro EAD, da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (Ufba), teve mais um momento importante para a formação humana e profissional, com a realização de mais um Encontro Presencial de Formação dentro do componente curricular Teatro e Performance, no dia 11 de maio no Polo UAB, ministrado pelo professor, ator, diretor, dramaturgo, produtor cultural e performer Dr. Thiago Carvalho, com apoio e tutoria da professora Débora Rocha.

Com uma aula cuidadosamente pensada, interdisciplinar, rica de um olhar pedagógico e pautada na pedagogia dos “Portais”, os estudantes de teatro fizeram uma visita à contemporaneidade marcada por diferentes gêneros e estilos que se misturam, o que promoveu um repensar sobre o lugar de existência, experiência e vivência, além de uma imersão única, um aguçar das percepções e investigações sobre as subjetividades, as competências pessoais e coletivas definidas socialmente acerca das posições de quem assiste, quem atua e sobre a possibilidade de diferentes construções de fronteiras móveis, de deriva, entre os múltiplos territórios artísticos.

Numa dinâmica própria da performance e do ensino de teatro na construção do conhecimento, vivenciaram o ensino e a aprendizagem rizomática, a partir de trajetos que se cruzam e dos diferentes elementos da linguagem teatral e de suas heranças indígena, africana, onde puderam repensar a matriz cultural do teatro, a partir dos diferentes trajetos, sempre numa dinâmica de escuta, observação e fala, construindo e descontruindo a caminhada no labirinto das rotas e possibilidades.

Assim, perpassando diferentes momentos, dinâmicas, limpeza, espaço/espaços, as presenças próprias, dos outros, as composições/decomposições, as escritas criativas e performáticas mediadas por diferentes estímulos, somados às diferentes tecnologias: sons, imagens e efeitos, os estudantes puderam compreender sobre o performer, a performance e a performatividade, como o happening que confrontou as visões convencionais da arte, agregando num único evento várias linguagens artísticas, nas mais diversas configurações, demonstrando na prática, a natureza interdisciplinar da linguagem teatral, dando sentido no momento em que está acontecendo.

Para muitos presentes, o momento foi de “vivência ampla”, “um novo olhar para algo que antes é despercebido ou olhado com estranheza”, e por último, “sendo, sem dúvidas, a minha maior e mais profunda experiência no teatro, desde que comecei, onde perceber a subjetividade deu sentido ao que foi experimentado/experenciado”, afirma Roberto Neto, estudante do curso.

A Bahia Hoje

     
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