A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) vai realizar, no dia 10 de dezembro, uma audiência pública para discutir as dificuldades enfrentadas pelos pacientes que precisam se deslocar entre municípios, especialmente para Salvador, em busca de tratamento médico. A decisão foi tomada na terça-feira (26), durante reunião da Comissão de Saúde.
A proposta partiu do deputado Hassan (PP), que apontou os constantes acidentes nas estradas baianas como um dos maiores problemas enfrentados por quem precisa viajar longas distâncias para realizar exames e procedimentos médicos. Segundo o parlamentar, muitos pacientes do interior precisam ir até a capital para tratamentos como cirurgias, o que acaba gerando custos e riscos para as pessoas.
“A gente entende que regionalizando a saúde, levando os serviços até o interior, vai diminuir consideravelmente a quantidade destes pacientes que precisam se deslocar até Salvador”, disse Hassan, que teve o requerimento aprovado por unanimidade.
A audiência pública vai abordar três questões principais: as dificuldades enfrentadas pelos pacientes em relação às longas distâncias, a oferta de serviços de saúde em algumas regiões do estado e a importância da regionalização dos serviços. O objetivo é encontrar soluções para melhorar o acesso à saúde e reduzir a necessidade de deslocamentos longos.