Quem são os 15 deputados federais com melhor desempenho na Câmara, segundo índice Legisla Brasil

Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

15 deputados federais obtiveram a classificação máxima no Índice Legisla Brasil, que avalia a produtividade parlamentar na Câmara dos Deputados. A análise, baseada em dados quantitativos, considerou critérios como produção legislativa, fiscalização do Executivo e articulação política, dentro e fora da Câmara. Os parlamentares cinco estrelas são:

Adriana Ventura (NOVO-SP)
Chris Tonietto (PL-RJ)
Coronel Meira (PL-PE)
Célia Xakriabá (PSOL-MG)
Erika Kokay (PT-DF)
Fernanda Melchionna (PSOL-RS)
Helio Lopes (PL-RJ)
Jorge Goetten (REPUBLICANOS-SC)
Julio Lopes (PP-RJ)
Laura Carneiro (PSD-RJ)
Reimont (PT-RJ)

Sâmia Bomfim (PSOL-SP)
Silvia Waiãpi (PL-AP)
Tarcísio Motta (PSOL-RJ)
Tião Medeiros (PP-PR)

Os 15 parlamentares representam sete partidos e nove estados. O Rio de Janeiro se destaca, com seis deputados na lista, seguido por São Paulo, com dois. Pernambuco, Minas Gerais, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Amapá e Paraná aparecem com um representante cada.

“A terceira edição do Índice reafirma nosso compromisso em avaliar a produtividade dos deputados federais com base no que a Constituição estabelece como suas funções. Nosso objetivo é oferecer uma ferramenta para que a sociedade civil consiga acompanhar o trabalho dos parlamentares e que, ao mesmo tempo, contribua para tornar esses mandatos mais efetivos, fortalecendo a democracia no Brasil”, explica Lana Faria, Diretora de Operações da Legisla Brasil.

Critérios de avaliação

O Índice da Legisla Brasil, organização suprapartidária e sem fins lucrativos, avalia o desempenho dos deputados federais com base em 17 indicadores, organizados em quatro áreas principais: produção legislativa, articulação e mobilização, fiscalização e alinhamento partidário. Entre os critérios estão a apresentação de projetos relevantes, propostas de emendas, requerimentos de audiências públicas e convocação de autoridades para prestar esclarecimentos.

Fonte: A Cidade

 

Comments (0)
Add Comment