Ministro Fernando Haddad Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Em nota publicada nesta segunda-feira (6), o Ministério da Fazenda justificou que o cancelamento das férias do chefe da pasta, Fernando Haddad (PT), ocorreu devido à rápida recuperação de um familiar que havia passado por cirurgia no final de 2024 e que precisaria dos cuidados do ministro, principal motivo pelo qual o período de afastamento ocorreria, segundo a pasta.
Tendo em vista que o familiar em questão apresentou melhora, as férias foram revogadas em despacho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira. Haddad tiraria férias entre os dias 10 e 21 de janeiro.
Segundo o ministro informou no café da manhã com a imprensa em dezembro do último ano, a parente que precisaria de acompanhamento pós-cirúrgico era sua esposa, Ana Estela.
O cancelamento das férias ocorre em um contexto de disparada na cotação do dólar e de pressão por corte de gastos mais efetivos para conter a dívida pública.
O ministro da Fazenda se reuiu com o presidente Lula na manhã desta segunda, em encontro que já estava previsto e não teria relação com o cancelamento das férias, segundo afirmou a assessoria de imprensa do ministério.