Procissão ao Senhor do Bonfim reúnem milhares de fiéis em tradicional lavagem em Salvador

Foto: Alan Oliveira/g1

O dia ainda nascia quando fiéis de várias partes começaram a chegar na Igreja de Nossa Sonhora da Conceição da Praia, no bairro do Comércio, em Salvador, para homenagear o Senhor do Bonfim, nesta quinta-feira (16).

O local é o ponto de partida da tradicional Lavagem do Bonfim, que reúne centenas de pessoas todos os anos, em uma caminhada de 6,5 km até a Basílica de Senhor do Bonfim, na Colina Sagrada. E em 2025, não foi diferente. Uma multidão participou da festa, com muita fé.

A programação começou às 5h, com a alvorada de fogos. Por volta das 7h, autoridades baianas começaram a chegar no Comércio. Entre eles, o senador Jaques Wagner (PT), o governador Jerônimo Rodrigues (PT) e o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União).

Às 8h, a celebração ecumênica começou, abrindo caminho para o início à procissão. Tudo depois de uma chuva forte cair na região, podendo facilmente ser interpretada como uma benção do Senhor do Bonfim para os devotos que se preparavam para a longa caminhada.

Ao longo do caminho, o branco das roupas dos fiéis e o cheiro da alfazema tomava conta das ruas da Cidade Baixa. Em meio ao povo, estava uma caravana de Muritiba, no interior da Bahia. O grupo viaja há 5 anos para acompanhar a celebração. Nesta quinta, a viagem começou às 4h, em um microônibus com 30 pessoas.

“A gente vem aqui honrar o nosso glorioso Senhor do Bonfim, trazendo o nome da nossa cidade para Salvador. É tradição. Então vamos lá, com fé, porque, quem tem fé, vai a pé”, afirmou João Pedro, de 19 anos.

Tradição também para o artista Djalma Santos, de 49 anos. Há uma década ele marca presença na lavagem, sempre carregando uma cruz feita por ele mesmo, em homenagem ao Senhor do Bonfim.

Comments (0)
Add Comment