Feira de Santana: Hospital da Mulher com lotação máxima, limita atendimentos para gestantes

O Hospital Inácia Pinto dos Santos, de Feira de Santana, a 100 km de Salvadorreduziu temporariamente os atendimentos às gestantes que residem em municípios da região e que não estejam classificadas como alto risco. A medida foi adotada na segunda-feira (17), por conta da lotação máxima de pacientes na unidade hospitalar.

Em nota, o Hospital da Mulher, como a unidade é mais conhecida, informou que as gestantes precisam ser encaminhadas a outras maternidades da região, por meio da central de regulação do estado, até que os serviços sejam regularizados.

A unidade de saúde é administrada pela Fundação Hospital de Feira de Santana, que não informou data para que a medida seja suspensa. A presidente da entidade, Gilberte Lucas, explicou que a unidade não deixou de atender à urgência e emergência, mas que a decisão de restringir os atendimentos surgiu para assegurar a assistência às gestantes que já estão internadas.

Em entrevista à TV Subaé, a presidente ressaltou que, além dos partos, diversos outros procedimentos são feitos diariamente na unidade.

O Hospital da Mulher possui 135 leitos. Ao longo de terça-feira (18), a unidade ainda registrava lotação máxima. No total, 38 procedimentos foram realizados, sendo 22 partos.

Confira na íntegra nota do Hospital da Mulher

Informamos que, devido à superlotação em nossa maternidade (Hospital Inácia Pinto dos Santos), com todos os leitos ocupados do alojamento conjunto e mais de 52 procedimentos realizados nas últimas 24 horas, estamos enfrentando limitações na capacidade de atendimento.

Para garantir a segurança e a qualidade do cuidado às pacientes já admitidas, restringiremos temporariamente o atendimento exclusivamente às gestantes residentes no município de feira de santana.

As pacientes de outros municípios deverão ser encaminhadas para outras maternidades de referência na região. Pedimos às centrais de regulação e aos serviços de urgência que reorganizem os fluxos de transferência e acolhimento de acordo com esta determinação.

Reiteramos que esta é uma medida emergencial e temporária, tomada com o objetivo de assegurar o atendimento seguro às pacientes em nossa unidade.

Agradecemos pela compreensão e colaboração de todos. Permanecemos disponíveis para quaisquer esclarecimentos. Fonte: g1 Bahia

Comments (0)
Add Comment