Na madrugada deste domingo (20), a cidade de Riachão do Jacuípe foi palco de mais um trágico caso de feminicídio. Railton Dama Santos, de 51 anos, assassinou sua ex-companheira, Neide Santos de Santana, que completaria 42 anos no próximo dia 10 de maio. O crime ocorreu dentro da residência da vítima, no bairro da Barra.
Segundo informações de Lucival Souza, coordenador da Brigada Voluntária Anjos Jacuipenses e morador da mesma região, por volta das 4h da manhã, um dos filhos de Neide foi até sua casa — localizada a cerca de 300 metros da cena do crime — pedindo socorro para a mãe. Ao chegar ao local, Lucival encontrou Neide sentada no sofá, já sem sinais vitais e com um ferimento de arma de fogo.
Momentos depois, o autor do crime foi encontrado caído no meio da rua, com um ferimento na região do ouvido. Como ainda apresentava sinais vitais, Lucival acionou imediatamente o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), procedimento padrão em ocorrências de maior gravidade. Railton foi inicialmente levado ao Hospital Municipal e, em seguida, transferido para uma unidade de saúde em Feira de Santana.
Segundo relatos de familiares e amigos, o casal mantinha um relacionamento conturbado, com várias separações e reconciliações. Desta vez, Neide teria decidido encerrar de forma definitiva a relação, o que Railton não aceitava. Armado com uma pistola calibre 380, ele tirou a vida da mãe de seus filhos e, em seguida, tentou tirar a própria.
Filho de Tiago Preto, Railton é proprietário de um caminhão que transportava lenha para localidades do município de Riachão do Jacuípe.
Segundo feminicídio em 8 meses no mesmo bairro
O bairro da Barra foi palco de outra tragédia semelhante em agosto do ano passado. Na ocasião, uma jovem mãe foi assassinada pelo ex-companheiro enquanto segurava o filho de apenas quatro meses, que caiu sob o corpo da vítima, mas não sofreu ferimentos. A casa dessa mulher fica a cerca de 50 metros da residência de Neide.
Após o crime, o suspeito se entregou à Polícia
Fonte: Jacuípe News/C Noticias