O conclave, processo de escolha do novo papa da Igreja Católica, começou por volta das 17h45 no horário local (12h45 , horário de Brasília), na Capela Sistina, nesta quarta-feira (7).
A partir de agora todos os 133 cardeais que elegerão o próximo pontífice permanecem isolados do mundo para realizar a votação.
No local eles cantaram o hino em latim “Spiritus Sanctus” e, em um ritual final, os clérigos realizaram um juramento coletivo e individual, prometendo sigilo perpétuo sobre a eleição papal.
A capela entra então em “extra omnes”, ou seja, “todos para fora”. As portas serão fechadas para pessoas de fora, deixando os cardeais votarem.
Segundo previsão da emissora estatal italiana RAI, o sinal de telefone foi cortado às 15h, no horário local (10h de Brasília), uma hora e meia antes do início da reunião.
O uso de bloqueadores de sinal ao redor da Capela Sistina também está previsto.
Os conclaves costumam se estender por vários dias, com várias votações realizadas antes que um candidato obtenha a maioria necessária de três quartos para se tornar papa.
Durante o período, os votantes ficarão hospedados em duas casas do Vaticano e farão o juramento de permanecerem fora de contato com qualquer pessoa que não participe da votação secreta.
Uma chaminé foi posicionada na Capela Sistina, onde ocorrem as votações.
Se a fumaça que sair dela for preta, isso significa que os cardeais não chegaram a um consenso. Se a fumaça for branca, isso indica que um novo papa foi eleito.
Previsão de horários para fumaças do conclave
Veja abaixo a previsão de horário do término de votações do conclave e quando a primeira fumaça deve sair da chaminé da Capela Sistina.
Abaixo estão os horários de Brasília. Eles podem sofrer alterações, dependendo de quanto durarem os ritos e as votações em si.
Quarta-feira (7)
11h30 – Entrada na Capela Sistina, juramentos coletivos e individuais. Após o fechamento das portas, há um discurso na capela, abertura para possíveis perguntas e, em seguida, votação
14h – Previsão para que primeira fumaça saia da chaminé da Capela Sistina
Quinta-feira (8)
5h30 – Fim de votação; só haverá fumaça se de fato um papa for eleito
7h00 – Fim de segunda votação e, caso não haja papa, a fumaça preta sairá da chaminé
12h30 – Fim de votação; novamente, só haverá fumaça se de fato um papa for eleito
14h00 – Fim de nova votação e, caso não haja papa, a fumaça preta sairá da chaminé
Caso não haja um papa eleito na quinta-feira, novas votações devem acontecer nos dias seguintes.
Da CNN Brasil