Brasil recebe certificado de país livre de febre aftosa sem vacinação em Paris

O Brasil recebeu nesta sexta-feira (6), em Paris, na França, um certificado que reconhece o país como livre de febre aftosa sem vacinação.

No dia 29 de maio, o Brasil já tinha sido reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) como livre da doença.

O certificado foi recebido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, durante a 92ª Sessão Geral da Assembleia Mundial de Delegados da OMSA.

“Este é um dia histórico, comprovando a força da sanidade agropecuária brasileira”, disse Fávaro durante o evento.
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, destacou a eficiência do sistema sanitário brasileiro diante das crises cada vez mais severas e redundantes. Ele lembrou que há dois anos o Brasil teve o primeiro caso de gripe aviária em animais silvestres e, por esse período, conseguiu segurar a entrada do vírus em plantéis comercias.

Ele lembrou ainda que o Estado brasileiro fez parcerias com diversos, distribuindo vacinas contra febre aftosa, para garantir que não houvessem focos nos territórios vizinhos.

Para o ministro, o novo status sanitário abre grandes oportunidades comerciais, de acesso a mercados mais exigentes, como o do Japão. Ele disse que o Brasil já exporta carne bovina e suína para mais de 160 países.

Comments (0)
Add Comment