Capotamentos se tornam rotina na BA-120 entre Riachão e Coité

Os capotamentos na BA-120, entre Riachão do Jacuípe e Conceição do Coité, deixaram de ser casos isolados e passaram a fazer parte de uma preocupante rotina. No início da tarde desta terça-feira (4), pouco mais de 24 horas após outro acidente semelhante, mais um veículo saiu da pista e capotou no trecho em obras da rodovia. O de ontem, apenas saiu da pista e colidiu com uma cerca de arame.

A sequência chama a atenção. Somente na semana passada foram registrados capotamentos na sexta-feira, sábado, domingo e segunda-feira. Agora, com o acidente desta terça, a série continua, reforçando o alerta para quem precisa trafegar pelo local.

Levantamento realizado aponta que o número de capotamentos já ultrapassa dez desde o início das obras de recuperação da BA-120. O trecho mais crítico está localizado entre a sede de Riachão do Jacuípe e o distrito Chapada, uma extensão de aproximadamente 14 quilômetros onde, em diversos pontos, o antigo pavimento foi completamente removido. No local, os motoristas encontram apenas cascalho e grande quantidade de areia solta, condições que reduzem drasticamente a aderência dos pneus e favorecem a perda de controle dos veículos.

Já no trecho entre Chapada e a sede de Conceição do Coité, também com cerca de 14 quilômetros, os registros de acidentes têm outra característica. Embora ainda existam pontos que permitem o desenvolvimento de velocidade, inclusive com veículos alcançando quarta e quinta marcha, a pista apresenta buracos profundos e desníveis inesperados. A combinação de velocidade com esses obstáculos aumenta o risco de acidentes, além de causar frequentes danos à suspensão, rodas e pneus.

Fonte: Calila Notícias

Comments (0)
Add Comment