Zé Neto lança pré-candidatura em Feira de Santana com presença de Jerônimo e Wagner

239

O deputado federal Zé Neto (PT) lançou, na manhã deste domingo (14), sua pré-candidatura à Prefeitura de Feira de Santana. O evento aconteceu no Prime Music, na Avenida Maria Quitéria, e contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues (PT) e do senador Jaques Wagner (PT). Em sua quinta tentativa para comandar segundo maior colégio eleitoral da Bahia, o petista está otimista e afirma que cenário atual é outro e agora contará com apoio de nove partidos: PT, PCdoB, PV, PP, PSB, PSD, MDB, Avante e Podemos.

“De lá para cá, se você perguntar o que aconteceu a mais, nós temos um governador que, nesse momento, oferece o coração, conhece a cidade, sabe das dificuldades, passo-a-passo do que Feira passa, e a gente ampliou essa unidade para mais partidos, para o setor da sociedade que a gente tinha necessidade de avançar, vimos onde acertamos e vimos onde faltou alguma coisa. Nisso que faltou, nós temos esse braço forte aqui do nosso governador. A vinda do MDB com um marco extraordinário. O MBD de Chico Pinto, o MDB que, aqui nessa cidade, tem uma construção muito importante. A vinda do PP foi importante. Os outros partidos já nos acompanhavam, fortaleceram ainda mais essa caminhada, nós vamos chegando aí a nove partidos e, principalmente, na unidade que a gente consegue na cidade. Não é um projeto de uma pessoa. Governar Feira não é uma tarefa de uma pessoa, não é uma tarefa de apenas um grupo”, disse o pré-candidato em entrevista à imprensa.

Zé Neto afirmou ainda em coletiva que a cidade tem sido negligenciada por “alguns que falam tanto que amam feira” e que já estão sob o comando da sua gestão há 24 anos. Segundo o pré-candidato, o município passou por momentos difíceis e que não viu “ninguém se manifestar” ou apoiar o trabalho do governador Jerônimo Rodrigues. Ele citou as enchentes que atingiram a cidade e a batalha contra a dengue como exemplos de crises vivenciadas em Feira. “Parece que alguns torcem pra que o hospital fique lotado com falta de atendimento em base”.

Ao lembrar que já foi vereador, deputado estadual e atualmente deputado federal, Zé Neto afirmou que há um avanço dessa candidatura para outras campanhas anteriores, destacando a força do grupo para a disputa eleitoral de 2024. “Nós começamos lá atrás, em 96, quando o PT tinha mil votos. Para reunir 100 pessoas era difícil. Hoje, a gente começa aqui com essa multidão, com essa adesão e com essa compreensão do setor empresarial, dos trabalhadores, dos distritos, dos movimentos culturais, dos movimentos esportistas, dos movimentos que vivem a cidade no dia-a-dia, dos movimentos religiosos. A gente está buscando essa unidade”.

Apoio

Lideranças políticas como os presidentes do PT Éden Valadares (estadual) e Gerinaldo Costa (municipal), além do ex-deputado federal Lúcio Vieira Lima (presidente de honra do MDB) também estiveram presentes no encontro. Para o senador Jaques Wagner, um dos que compareceram ao evento, a adesão do público e dos partidos neste domingo demonstra que Zé Neto está “largando bem”.

No palco, ao lado de Zé Neto e Jerônimo, Wagner iniciou o seu discurso brincando, dançando ao som do Jingle do pré-candidato e convidando os parceiros políticos para irem “até o chão”.

“Dessa vez a coligação cresceu, aumentou, então está mais forte para enfrentar essa batalha. Primeiro eu queria dizer da minha admiração por esse ser humano que é Zé Neto. É uma pessoa totalmente dedicada à Feira de Santa. É uma pessoa que, desde a sua juventude, como advogado, já foi deputado federal, deputado estadual, e já é a sexta vez que ele quer ter o orgulho de ser o prefeito de Feira de Santana. Para ele ser prefeito de Feira de Santana a gente não precisa falar mal de ninguém, independente do que está acontecendo em Feira. A gente tem que falar bem de Zé Neto”, disse o senador.

Disputa

Além de Zé Neto, o deputado estadual Pablo Roberto (PDSB) e o ex-prefeito José Ronaldo (União Brasil) vão disputar o comando do segundo maior colégio eleitoral na Bahia. O tucano lançou sua pré-candidatura em outubro do ano passado, já Zé Ronaldo deve anunciar sua pré-candidatura nos próximos dias.

Atualmente, Feira é comandada pelo ex-deputado estadual e federal Cobert Martins (MDB), que foi reeleito em 2020. Em 2016, o emedebista foi eleito vice-prefeito, mas assumiu a gestão municipal após o então prefeito Zé Ronaldo renunciar o cargo para disputar as eleições ao governo estadual.

Mesmo com a derrota em segundo turno para Colbert na última eleição, Zé Neto é a aposta do PT que tem o município como prioridade nas eleições em outubro. O petista, no entanto, acumula quatro derrotas na disputa municipal em Feira: além de 2020, ele também concorreu em 2004, 2012 e 2016.

M I/Gazeta da Bahia

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.