Polícia Federal deflagra nova operação contra mineração ilegal de ouro em Santaluz
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (17), a ‘Operação Serra Dourada’ em Santaluz, na região sisaleira da Bahia, para combater a mineração ilegal de ouro. Segundo a PF, a ação é um desdobramento da Operação Garça Dourada, deflagrada em junho de 2023, que identificou a construção de laboratórios clandestinos para refinar ouro extraído ilegalmente na região.
O ouro é extraído do ‘rejeito’ por meio de um processo chamado lixiviação, que utiliza grande quantidade de cianeto de sódio, uma substância altamente tóxica, controlada pelo Exército a fim de evitar impacto ambiental e à saúde pública.
A Polícia Federal detalhou que nesta fase da operação foram identificados comerciantes que compram o ouro ilegal na região e revendem em outros estados, na forma de barras ou já transformados em joias.
Cerca de 30 policiais federais estão cumprindo oito mandados de busca e apreensão nos municípios de Santaluz e Tucano, ambos na região sisaleira da Bahia, além de São Paulo. As ordens foram expedidas pela 2ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária da Bahia.
Os investigados responderão por crimes como usurpação de bens da União, associação criminosa, posse de explosivos, extração ilegal de minerais, uso ou armazenamento ilícito de substâncias tóxicas e lavagem de dinheiro. As penas podem chegar a 29 anos de prisão.
N Santaluz